As três classes de notas olfativas

Se tem um ponto que liga diretamente os perfumes e as músicas são as notas. Para o resultado ideal é preciso misturar e combinar as notas perfeitas.

Na música, as sete notas musicais, se manejadas pelas mãos certas, são capazes de fazer combinações incríveis, imprevisíveis, surpreendentes, emocionantes.

Em relação aos perfumes podemos utilizar estes mesmos adjetivos. A diferença é que nesta área não existem apenas sete notas, mas milhares. Imagine quantas combinações são possíveis. Talvez milhões.

Com tantas possibilidades, a indústria de perfumes não poderia se contentar com apenas uma essência por fragrância. Era preciso mais.

Para ficar perfeito, era preciso que cada perfume contasse com três essências bem distintas. Por isso cada perfume tem três classes de notas olfativas na sua composição, quais sejam: as notas de topo/cabeça; as notas de meio/coração; e as notas de base/fundo.

Cada uma destas classes de notas são sentidas na pele em um momento diferente, o que significa três vezes mais prazer, caso você encontre o seu perfume ideal.

Como não podia ser diferente, as notas são classificadas a partir de conhecimento especializado sobre evaporações e atento sobre os efeitos que uma classe causa na outra. Por exemplo, a percepção das notas de coração ou fundo podem ser alteradas se as notas de cabeça forem muito fortes, assim como as notas de fundo podem ser influenciadas pelas notas de coração.

Vejamos cada uma das classes de notas separadamente:

Notas olfativas de topo/cabeça

Estas notas são percebidas imediatamente após a aplicação do perfume sobre a pele. São sempre pequenas e leves moléculas que evaporam rápido, o que significa que o cheiro também se dissipará logo.

Por este motivo, são muito importantes na hora da compra do produto, pois são capazes de conquistar ou afastar quem está provando. Assim, essas notas são as formadoras da primeira impressão, que é a que fica, como diz o ditado.

Geralmente estas essências são descritas como frescas, agressivas, agudas, pois os seus componentes são sempre de cheiro forte e muito voláteis, razão pela qual evaporam rapidamente.

Como exemplos destas notas há as substâncias cítricas, frutas leves, ervas e o gengibre. Também as notas de coração e de fundo são importantes para a formação das notas de cabeça, o que nem sempre é fácil perceber por não profissionais.

Notas olfativas de meio/coração

As notas de meio, mais conhecidas como notas de coração, emergem ao olfato logo após a evaporação das notas de cabeça.

Como o próprio nome diz, se tratam das notas que formam o coração da fragrância, são as principais.

Localizada no meio do processo de evaporação, estas notas são responsáveis muitas vezes para mascarar o desconforto causado por algumas notas de fundo que ainda não estão prontas para serem sentidas.

Cada nota existe para ser sentida em determinado momento, motivo pelo qual notas de fundo não podem aparecer antes da hora e nem as anteriores atrasarem seu efeito.

As notas de coração são descritas geralmente como mais suaves e polidas, e os exemplos são as essências de lavanda, gerânio, jasmim e de rosas.

Tecnicamente, você pode esperar encontrar estas notas em algum momento entre 2 minutos até 1 hora após a aplicação sobre a pele.

Notas olfativas de base/fundo

As notas de base ou fundo aparecem quando começam a desaparecer as de coração. Ou seja, quando começam a ser sentidas as notas de fundo ainda é possível perceber as notas de coração, assim como no início desta são perceptíveis algumas notas de cabeça.

O momento em que é possível se sentir as notas de coração e de fundo é considerado o tema principal do perfume, o que pode acontecer a partir dos 30 minutos depois da aplicação da fragrância.

Estas notas de fundo trazem profundidade e solidez para o perfume e se fixam durante um longo tempo sobre o corpo.

O curioso é que elas tem uma função dupla: servem para exalarem o odor após longo tempo de uso e são importantes também para segurar e fortificar as notas de cabeça e de coração.

A duração maior sobre a pele é devido as suas moléculas serem maiores e mais pesadas, que por isso evaporam mais lentamente.

Algumas notas podem ser sentidas até mesmo após 24 horas da aplicação, especialmente as notas derivadas de animais, baunilha, âmbar, patchouli e musk.

Saiba mais sobre aromas e marketing olfativo. Leia também:

Este conteúdo faz parte da missão da Amo Aroma de levar às pessoas o conhecimento e bem estar de uma ambiente aromatizado. Ainda não conhece a Amo Aroma? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.